Skip to content

Acerca de nós

A galeria Colorfoto no Porto é um novo projecto de divulgação de fotografia na cidade e com a abertura deste espaço pretendemos dar o devido e merecido destaque à fotografia num espaço exclusivamente dedicado a esta arte. De facto existe uma lacuna na apresentação e exibição exclusiva de fotografia no Porto, um espaço gerido por quem tenha contacto com os fotógrafos e conheça as suas dificuldades de exposição. Da necessidade do preenchimento desta lacuna surge agora este espaço, físico e virtual, que vai ao encontro da divulgação de toda a fotografia de qualidade, seja ela efectuada por profissionais ou amadores. Gostariamos de a imaginar como os foto-clubes dos primórdios desta arte, locais onde se discutia a fotografia pelo prazer de a discutir e ao mesmo tempo de descobrir novos olhares, novas formas de ver que encontrem novas direcções para a fotografia. Será talvez esse o nosso moto, o nosso objectivo primordial, o de divulgar o trabalho que os fotógrafos realizam no terreno e num espaço que lhes é dedicado.

Ao mesmo tempo nasce uma galeria virtual, um espaço na rede onde os fotógrafos apoiados pela galeria vão poder ter os seus trabalhos expostos, sem ruído de fundo e numa plataforma adaptada exclusivamente à fotografia, sem trabalho de gerir back-offices, com total apoio nosso. E, sobretudo, sem custos. Estamos também a divulgar este projecto através de um blogue e do serviço Twitter, chegando a um público alargado, apostando na projecção do projecto muito para além das suas fronteiras físicas. Estamos assim vocacionados para a divulgação de trabalhos fotográficos de qualidade, com total apoio na montagem e desmontagem das exposições, fazemos a divulgação e tratamos de alguns aspectos técnicos como a impressão caso o fotógrafo assim o deseje. Temos ao dispor dos fotógrafos um laboratório digital que nos permite imprimir em papéis fine-art até ao formato B0. A vertente comercial foca-se nas vendas realizadas durante a exposição e também na impressão e venda de uma fotografia em série limitada, com uma percentagem a reverter para o fotógrafo. Desejamos fugir às edições em open edition e em números elevados para justificar diluição de custos ou para baixar artificialmente os preços, por não ser o caminho que desejamos trilhar. Na Galeria Colorfoto estamos certos que podemos propor edições limitadas com preços acessíveis com a evidente vantagem para todos os intervenientes.

O nosso objectivo primordial será o mesmo de sempre e que se mantém desde que a Colorfoto abriu a primeira loja em 1983: a fotografia. E hoje, e cada vez mais, estamos a projectar a fotografia e a apostar nos seus intervenientes de uma forma inteligente e geradora de valor.

%d bloggers like this: